“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

INÍCIO DAS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

INÍCIO DAS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

            Segundo os PCNs  "o objetivo fundamental do Ensino de Ciências é dar  condições ao aluno de vivenciar o que se denominava Método Científico, ou seja, a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las,  refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir o conhecimento.”-PCNS – Ciências Naturais página19 e 20.
           De acordo com este objetivo e partindo do princípio que o conhecimento científico é o conhecimento adquirido e verificado pela observação precisa, experimentação repetida e reflexão cuidadosa, nossa escola proporciona aos alunos o Laboratório de Ciências que é um espaço destinado à realização deste objetivo.
          A aula de laboratório se tornou um poderoso catalisador do processo de aquisição de conhecimento, pois a partir do momento em que o estudante vivencia certa experiência, o conteúdo a ela relacionado se fixa com muito mais facilidade. As aulas de laboratório funcionam como um contraponto das aulas teóricas, não apenas servindo como ilustração destas, mas acrescentando informações que seriam difíceis de transmitir através de uma aula expositiva ou de uma leitura.
            Veja algumas fotos dos alunos do 9° ano com a professora Denise. Os alunos estavam estudando sobre átomos e moléculas. 
             Durante a aula os alunos aprenderam que todas as substâncias  que existem são constituídas de  átomos e moléculas e que podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Os mesmos construíram um móbile para representar o que aprenderam. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário