“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ELEIÇÕES 2014

ELEIÇÕES 2014


"Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar"

Santo Arnaldo Janssen

Uma escola que busca a participação efetiva de todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos na construção de suas ações educacionais e da aprendizagem, é aquela que procura ou que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Possibilitando assim que gradativamente se estabeleça ambientes de ensino que valorizam e colocam as vozes das crianças/adolescentes como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo ensino, aprendizagem e liderança. 
Nessa perspectiva surge a importância do representante de turma. Um aluno da classe escolhido para representá-la nas reuniões da escola, este frequentemente recebe funções como dar avisos e reunir a turma para conversar, deve ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões em reuniões, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos. 
Foi pensando nisso, que nossa escola realizou entre os dias 31 de março e 01 de abril a eleição para representante de turma. Os alunos participaram ativamente do processo democrático. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário