Inclusão se faz com alegria!
“Cada um de nós é
único e não existe uma fórmula geral que funcione para todos. O
ritmo de aprendizado é individual, seja de uma criança com
deficiência ou não. Quanto mais recursos a escola oferecer,
menos limites as crianças terão."
(Rosângela Machado,
gerente de educação inclusiva da rede municipal de Florianópolis –
SC)
Em cinco anos dobrou
o número de alunos com necessidades especiais matriculados nas
escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as
redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com
ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização
da comunidade escolar.
Ao incluir as
pessoas com necessidades especiais, a escola também se tornou um
ambiente mais propício à aprendizagem.
A educação
inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno
de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas
habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não
significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os
estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas
em consonância com o potencial de cada criança. A escola deve ser
um lugar de encontro, de igualdade e de desenvolvimento.
Pensando nisso, a
professora Maria Inês ( professora de Matemática) produziu um
dominó de subtração com material concreto para atender
às necessidades especiais da nossa aluna Renata (aluna do
7º ano). Nossa aluna também conta com a ajuda da auxiliar Amanda que colabora imensamente com todos os professores no desenvolvimento das atividades.
Essa é apenas uma
das muitas atividades desenvolvidas pela professora Maria Inês.
A aluna Renata é muito ESPECIAL, sua alegria e esforço é contagiante!! Agradeço imensamente a Auxiliar Amanda que muito colabora nas atividades de inclusão!!!
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