“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

INCLUSÃO


 

Inclusão se faz com alegria!



“Cada um de nós é único e não existe uma fórmula geral que funcione para todos. O ritmo de aprendizado é individual, seja de uma criança com deficiência ou não. Quanto mais recursos a escola oferecer, menos limites as crianças terão."
(Rosângela Machado, gerente de educação inclusiva da rede municipal de Florianópolis – SC)



          Em cinco anos dobrou o número de alunos com necessidades especiais matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar.

         Ao incluir as pessoas com necessidades especiais, a escola também se tornou um ambiente mais propício à aprendizagem.

         A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial de cada criança. A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade e de desenvolvimento.

         Pensando nisso, a professora Maria Inês ( professora de Matemática) produziu um dominó de subtração com material concreto para atender às necessidades especiais da nossa aluna Renata (aluna do 7º ano). Nossa aluna também conta com a ajuda da auxiliar Amanda que colabora imensamente com todos os professores no desenvolvimento das atividades.









         Essa é apenas uma das muitas atividades desenvolvidas pela professora Maria Inês.
      

Um comentário:

  1. A aluna Renata é muito ESPECIAL, sua alegria e esforço é contagiante!! Agradeço imensamente a Auxiliar Amanda que muito colabora nas atividades de inclusão!!!

    ResponderExcluir