“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Início do ano letivo




















"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade." (Albert Einstein)

Neste início do ano letivo queremos pedir que estejamos entusiasmados, cientes do sublime papel de tocar a alma e de ajudar o aluno a entender que vale a pena aprender, e aprender sempre, para que sejam ao mesmo tempo mais sábios e mais humildes. Que neste novo ano, os alunos estejam mais receptivos. Que se abram para a eterna novidade da vida, da amizade, do amor. Que ninguém se sinta diminuído e, que o respeito seja o guia de cada relação. Que, em nossas escolas, um clima de harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado. Que sejamos todos acolhedores e nos sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui. Que os pais possam estar mais presentes. Que se lembrem de que são os primeiros educadores e que não podem relegar à escola o seu papel de condutores de toda a vida. Que a violência não encontre guarida na casa dos nossos alunos. Que a serenidade vença a agressividade, e que o amor jamais tire folga.

Nesse retorno nossa escola planejou uma Formação Continuada com o palestrante professor Júlio César Furtado dos Santos (pedagogo, psicólogo, professor de Geografia, mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, reitor da UNIABREU-RJ).
A palestra foi realizada no auditório da nossa escola e contou com a participação dos professores da nossa unidade escolar, professores da Escola Municipal Paulo VI e representantes da SME (Secretaria Municipal de Educação).
Tema da palestra: Conteúdos e competências em sala de aula: o que sai e o que fica ?

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