“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

JOGOS ESTUDANTIS DE VOLTA REDONDA 2014

Jogos estudantis


           A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2014 foi realizada no dia 19 de setembro, às 15 horas, no ginásio poliesportivo da Ilha São João.  A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), responsável pela organização do evento, espera reunir 10 mil atletas estudantes de 60 unidades escolares das redes municipal, estadual e particular da cidade. De acordo com a Smel, este é o maior evento estudantil da região. O Jevre é disputado em seis categorias: sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18; com equipes masculinas e femininas. 
        Os jogos serão realizados até o dia 24 de outubro em quatro Ginásios Poliesportivos Municipais – Retiro, Ilha São João, Santo Agostinho e São Geraldo; no Mini Estádio, no Parque Aquático e no Pavilhão da Ilha São João; no Clube Náutico; e no Recreio do Trabalhador. Os alunos vão se enfrentar em 13 modalidades esportivas. O Ginásio da Ilha São João vai receber as partidas de vôlei e os jogos de xadrez; o Ginásio do Santo Agostinho os jogos de futsal e as competições de judô; o Ginásio do Retiro terá partidas de basquete; no Ginásio do São Geraldo acontecem as partidas de handebol, no Mini Estádio serão disputados os jogos de futebol society; a natação é disputada no Parque Aquático Municipal; as provas de atletismo serão no Recreio do Trabalhador; o tênis de mesa será disputado no Clube Náutico e o Pavilhão da Ilha São João receberá os jogos de queimada, câmbio e cabo de guerra.
          Veja algumas fotos da nossa participação na cerimônia de abertura. 






INCLUSÃO


 

Inclusão se faz com alegria!



“Cada um de nós é único e não existe uma fórmula geral que funcione para todos. O ritmo de aprendizado é individual, seja de uma criança com deficiência ou não. Quanto mais recursos a escola oferecer, menos limites as crianças terão."
(Rosângela Machado, gerente de educação inclusiva da rede municipal de Florianópolis – SC)



          Em cinco anos dobrou o número de alunos com necessidades especiais matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar.

         Ao incluir as pessoas com necessidades especiais, a escola também se tornou um ambiente mais propício à aprendizagem.

         A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial de cada criança. A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade e de desenvolvimento.

         Pensando nisso, a professora Maria Inês ( professora de Matemática) produziu um dominó de subtração com material concreto para atender às necessidades especiais da nossa aluna Renata (aluna do 7º ano). Nossa aluna também conta com a ajuda da auxiliar Amanda que colabora imensamente com todos os professores no desenvolvimento das atividades.









         Essa é apenas uma das muitas atividades desenvolvidas pela professora Maria Inês.
      

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO

Matrícula 2015 para as escolas estaduais

      Ingressar na rede estadual de ensino é simples e rápido. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática e prática para que alunos de outras redes, da própria rede estadual que deseja mudar de escola ou mesmo aqueles que pararam de estudar tenham uma oportunidade nas escolas estaduais.

OBS.: O site www.matriculafacil.rj.gov.br  estará disponível a partir do dia 30 de outubro.


O CANDIDATO INTERESSADO PODERÁ INGRESSAR NAS SEGUINTES SÉRIES:


- 1ª 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;

-1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador 1ª Geração;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado
CEFFA Rei Alberto I – Habilitação em Administração e Agropecuária
CEIA Barão De Langsdorff – Habilitação em Agropecuária
Colégio Estadual D. Pedro II – Habilitação em Produção de Áudio e Vídeo e Química
Colégio Estadual Infante Dom Henrique – Habilitação em Hospedagem
CE Jornalista Maurício Azedo – Habilitação em Logística

- Módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral);

– 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;

- Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;

– Programa de Correção de Fluxo do Fundamental.

JP INFORMA




terça-feira, 2 de setembro de 2014

Exposição Pedagógica 2014


     Graças a iniciativa da direção, coordenação e professores da nossa escola, conseguimos realizar a Exposição Pedagógica 2014. Claro que não podemos deixar de lembrar também, que nossos alunos tiveram uma bela participação, pois elaboraram trabalhos em sala de aula. 











 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

BOM RETORNO!

PREZADOS PROFESSORES, ALUNOS, PAIS E FUNCIONÁRIOS

          

           Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam que os seus filhos os escutem e ponham em prática, o que eles lhes ensinam. Os professores se orgulham dos alunos que os seguem. O Conhecer não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a ideia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado e ser reelaborado. Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade, da sua ação.
              Nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade. É com esse espírito e amor pela educação, que damos um bom retorno a todos: alunos pais, professores e funcionários para que, com vibração e alegria, iniciemos nossas atividades. 

NOSSOS TRABALHOS

NOSSOS TRABALHOS: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Veja alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 6°, 7° e 9° ano nesse primeiro semestre no laboratório de informática.

          Utilizamos os softwares Scribus, Inkscape e LibreOffice Writer para trabalhar com a história do nome dos alunos (6° ano), produzir cartazes informativos sobre os países participantes da Copa do Mundo 2014(7° ano) e para produzir o jornal da escola(9° ano).