“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

JOGOS ESTUDANTIS DE VOLTA REDONDA 2014

Jogos estudantis


           A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2014 foi realizada no dia 19 de setembro, às 15 horas, no ginásio poliesportivo da Ilha São João.  A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), responsável pela organização do evento, espera reunir 10 mil atletas estudantes de 60 unidades escolares das redes municipal, estadual e particular da cidade. De acordo com a Smel, este é o maior evento estudantil da região. O Jevre é disputado em seis categorias: sub 08, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18; com equipes masculinas e femininas. 
        Os jogos serão realizados até o dia 24 de outubro em quatro Ginásios Poliesportivos Municipais – Retiro, Ilha São João, Santo Agostinho e São Geraldo; no Mini Estádio, no Parque Aquático e no Pavilhão da Ilha São João; no Clube Náutico; e no Recreio do Trabalhador. Os alunos vão se enfrentar em 13 modalidades esportivas. O Ginásio da Ilha São João vai receber as partidas de vôlei e os jogos de xadrez; o Ginásio do Santo Agostinho os jogos de futsal e as competições de judô; o Ginásio do Retiro terá partidas de basquete; no Ginásio do São Geraldo acontecem as partidas de handebol, no Mini Estádio serão disputados os jogos de futebol society; a natação é disputada no Parque Aquático Municipal; as provas de atletismo serão no Recreio do Trabalhador; o tênis de mesa será disputado no Clube Náutico e o Pavilhão da Ilha São João receberá os jogos de queimada, câmbio e cabo de guerra.
          Veja algumas fotos da nossa participação na cerimônia de abertura. 






INCLUSÃO


 

Inclusão se faz com alegria!



“Cada um de nós é único e não existe uma fórmula geral que funcione para todos. O ritmo de aprendizado é individual, seja de uma criança com deficiência ou não. Quanto mais recursos a escola oferecer, menos limites as crianças terão."
(Rosângela Machado, gerente de educação inclusiva da rede municipal de Florianópolis – SC)



          Em cinco anos dobrou o número de alunos com necessidades especiais matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar.

         Ao incluir as pessoas com necessidades especiais, a escola também se tornou um ambiente mais propício à aprendizagem.

         A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes: as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial de cada criança. A escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade e de desenvolvimento.

         Pensando nisso, a professora Maria Inês ( professora de Matemática) produziu um dominó de subtração com material concreto para atender às necessidades especiais da nossa aluna Renata (aluna do 7º ano). Nossa aluna também conta com a ajuda da auxiliar Amanda que colabora imensamente com todos os professores no desenvolvimento das atividades.









         Essa é apenas uma das muitas atividades desenvolvidas pela professora Maria Inês.
      

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO

Matrícula 2015 para as escolas estaduais

      Ingressar na rede estadual de ensino é simples e rápido. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática e prática para que alunos de outras redes, da própria rede estadual que deseja mudar de escola ou mesmo aqueles que pararam de estudar tenham uma oportunidade nas escolas estaduais.

OBS.: O site www.matriculafacil.rj.gov.br  estará disponível a partir do dia 30 de outubro.


O CANDIDATO INTERESSADO PODERÁ INGRESSAR NAS SEGUINTES SÉRIES:


- 1ª 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;

-1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador 1ª Geração;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado
CEFFA Rei Alberto I – Habilitação em Administração e Agropecuária
CEIA Barão De Langsdorff – Habilitação em Agropecuária
Colégio Estadual D. Pedro II – Habilitação em Produção de Áudio e Vídeo e Química
Colégio Estadual Infante Dom Henrique – Habilitação em Hospedagem
CE Jornalista Maurício Azedo – Habilitação em Logística

- Módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos;

- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral);

– 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;

- Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;

– Programa de Correção de Fluxo do Fundamental.

JP INFORMA