“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
(Jean Piaget)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PAZ E SOLIDARIEDADE


Não se deixe contaminar...
Luiz Morins

     "É tanta notícia ruim no mundo e no Brasil que corremos um sério risco de nos deixar contaminar a ponto de perder a esperança até mesmo no ser humano. É mensalão, corrupção, Síria , Irã, Israel, Egito, Ucrânia, Venezuela, Argentina, greve de garis no carnaval, estádios que desabam, crise de energia, aeroportos que não ficam prontos e estamos a menos de 100 dias da Copa e tudo o mais que você e eu assistimos e lemos todos os dias. O que fazer?
     É claro que não advogo que vivamos alheios aos problemas do Brasil e do mundo, mas temos que manter o equilíbrio necessário para continuar trabalhando, fazendo as coisas certas do dia a dia e lembrar de nossas responsabilidades mais próximas de nós. Temos sim que agir, mas no momento certo e da forma democrática que nos cabe como cidadãos, ou seja, pelo voto, pelas formas civilizadas de protesto. Do contrário apenas pioraremos o que já está ruim. Temos que lembrar que a vida continua e que temos que produzir, atender clientes, tratar bem as pessoas, enfim, fazer o melhor que pudermos para construir uma nação mais honesta e um mundo melhor.
     O problema é que vivemos num mundo tão conectado que sentimos o problema da Ucrânia como se fosse no nosso bairro. Ficamos indignados com coisas que acontecem em países e lugares que num passado muito recente sequer tínhamos conhecimento de sua existência. O que estou querendo dizer é que temos que tomar muito cuidado para não nos perder nesse mundo de informação sobre fatos e coisas que não dependem de nós e deixar de fazer o que realmente só depende de nós.
     Vejo pessoas discutindo a crise da Ucrânia e deixando de atender o telefone que está tocando sem parar com um cliente do outro lado da linha. Vejo pessoas indignadas com a corrupção e exigindo favores pouco éticos de seus fornecedores. Vejo pessoas criticando a sujeira das ruas ao mesmo tempo em que jogam lixo nas ruas, nos rios etc. O que quero dizer é que é preciso corrigir o mundo, mas é preciso também que cada um pelo menos cumpra o seu dever no dia a dia, nas coisas simples. E o perigo que corremos é o de nos deixar contaminar por tanta notícia ruim e acreditar que nada temos a fazer para melhorar e mudar essa dura realidade".

     Foi pensando nisso que nossa escola realizou o "Dia da paz e da solidariedade". Nosso objetivo foi fortalecer no aluno o amor ao próximo e a generosidade.



quarta-feira, 16 de abril de 2014

ENTREGA DO KIT ESCOLAR

ENTREGA DO KIT ESCOLAR

            A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação iniciaram a distribuição dos kits escolares para os alunos dos colégios municipais.

           Nossa escola realizou a entrega do kit escolar entre os dias 09 e 10 de abril. Nesse mesmo momento, aproveitamos para apresentar e conversar com os pais sobre a vida escolar dos alunos (reduzir faltas, melhorar o comportamento e aumentar as notas dos alunos).
           Os profissionais que trabalham em nossa escola acreditam que a participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos faz toda diferença. Essa participação começa em casa com o acompanhamento, com o interesse na vida escolar dos filhos. Os filhos desde pequenos aprendem pelo exemplo, pelas ações de seus pais. 
            Quando os pais ficam inteirados da vida escolar de seus filhos e se comprometem com o acompanhamento destes, os resultados são sempre positivos. Sendo assim, a escola só se torna importante para o aluno quando seus pais acreditam nesse valor também.







INÍCIO DAS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

INÍCIO DAS AULAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

            Segundo os PCNs  "o objetivo fundamental do Ensino de Ciências é dar  condições ao aluno de vivenciar o que se denominava Método Científico, ou seja, a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las,  refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir o conhecimento.”-PCNS – Ciências Naturais página19 e 20.
           De acordo com este objetivo e partindo do princípio que o conhecimento científico é o conhecimento adquirido e verificado pela observação precisa, experimentação repetida e reflexão cuidadosa, nossa escola proporciona aos alunos o Laboratório de Ciências que é um espaço destinado à realização deste objetivo.
          A aula de laboratório se tornou um poderoso catalisador do processo de aquisição de conhecimento, pois a partir do momento em que o estudante vivencia certa experiência, o conteúdo a ela relacionado se fixa com muito mais facilidade. As aulas de laboratório funcionam como um contraponto das aulas teóricas, não apenas servindo como ilustração destas, mas acrescentando informações que seriam difíceis de transmitir através de uma aula expositiva ou de uma leitura.
            Veja algumas fotos dos alunos do 9° ano com a professora Denise. Os alunos estavam estudando sobre átomos e moléculas. 
             Durante a aula os alunos aprenderam que todas as substâncias  que existem são constituídas de  átomos e moléculas e que podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Os mesmos construíram um móbile para representar o que aprenderam. 





ELEIÇÕES 2014

ELEIÇÕES 2014


"Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar"

Santo Arnaldo Janssen

Uma escola que busca a participação efetiva de todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos na construção de suas ações educacionais e da aprendizagem, é aquela que procura ou que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Possibilitando assim que gradativamente se estabeleça ambientes de ensino que valorizam e colocam as vozes das crianças/adolescentes como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo ensino, aprendizagem e liderança. 
Nessa perspectiva surge a importância do representante de turma. Um aluno da classe escolhido para representá-la nas reuniões da escola, este frequentemente recebe funções como dar avisos e reunir a turma para conversar, deve ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões em reuniões, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos. 
Foi pensando nisso, que nossa escola realizou entre os dias 31 de março e 01 de abril a eleição para representante de turma. Os alunos participaram ativamente do processo democrático.